Implantação do SAJ avança na Procuradoria-Geral do Estado de Alagoas

13/09/2016 | 2 min. de leitura

A Procuradoria-Geral do Estado de Alagoas agora conta com o Sistema de Automação da Justiça (SAJ). O procurador-geral do Estado, Francisco Malaquias, esteve na TV Assembleia e falou sobre o encaminhamento da solução desenvolvida pela Softplan.

A implantação do SAJ Procuradorias e a capacitação de procuradores em fóruns internos já acontece desde junho deste ano. Com debates e explanações teóricas sobre o funcionamento da solução, a PGE conta com a presença da Softplan para auxiliar na melhoria do desempenho dos servidores no uso do SAJ.

O SAJ é uma solução para gerenciamento dos processos judiciais da Procuradoria. Outros 11 estados já contam com o sistema.

Leia mais
Agilidade e economia de papel: PGE de Alagoas conta com processo digital
SAJ Procuradorias: soluções aumentam arrecadação municipal em meio à crise econômica

Durante a entrevista à TV Assembleia, Malaquias ressaltou também que o processo digital vai possibilitar diversos benefícios, como celeridade, transparência, redução drástica do uso de papel e integração direta com instituições da Justiça. Em Alagoas, o Tribunal e o Ministério Público adotam o SAJ.
SAJ Procuradorias em Alagoas

“O Estado terá ganho de recursos em médio e longo prazo, especialmente pela otimização e integração com outros sistemas. Com essa integração será possível pelo SAJ receber intimações e citações por meio digital”, diz.

“Com o SAJ, o papel vai desaparecer. Hoje, o processo judicial é digital no TJ, nos fóruns das comarcas e no interior. Tudo passa a tramitar de forma virtual, o que economiza tempo e poupa recursos naturais, além de possibitar acesso em tempo real à movimentação dos processos no sistema do Tribunal”, finaliza.

Confira galeria de fotos dos treinamentos para adoção do SAJ Procuradorias

SAJ Procuradorias

A solução para procuradorias estaduais e municipais possibilita o gerenciamento das rotinas totalmente online, por meio de fluxos de trabalho que dão ao procurador uma visão segmentada de todas as demandas. Florianópolis, que já utiliza o SAJ Procuradorias na PGM, apresentou, dois anos após a implantação e a integração eletrônica com as varas de execução fiscal da Comarca, um aumento de 317% na arrecadação anual e redução de tempo de ajuizamento de 276 dias nos processos físicos para 58 horas nos processos digitais.

*Foto: PGE Alagoas

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram