Agilidade e economia de papel: PGE de Alagoas passa a contar com solução digital para gestão dos processos judiciais

05/08/2016 | 2 min. de leitura

A Procuradoria-Geral do Estado de Alagoas passa a contar, a partir desta quarta-feira (03/08), com a tecnologia digital para a gestão dos processos judiciais. Mais celeridade, transparência e a redução drástica do uso de papel são os resultados previstos com a adoção da solução SAJ Procuradorias.

Procuradores e servidores passaram por treinamentos para potencializar o uso do Sistema de Automação da Justiça (SAJ). Os treinamentos, que ocorreram de 18/07 até 29/07, foram ministrados a 35 procuradores da Coordenadoria Judicial, Fazenda Estadual e Arapiraca. Servidores das assessorias e da central de cadastro também receberam a capacitação.

Para o procurador Luís Vale, coordenador do Centro de Estudos e do Grupo Gestor do SAJ Procuradorias em Alagoas, a solução desenvolvida pela catarinense Softplan é uma “ferramenta completa de trabalho”, que possibilitará a integração com o Tribunal de Justiça de Alagoas. Vale explicou que o SAJ Procuradorias promove a elaboração das peças com acesso em tempo real a movimentação dos processos do TJ. Por meio da integração, a Procuradoria receberá intimações e citações online, de forma totalmente eletrônica, o que dispensa os tramites em papel.

Este cenário, conforme o procurador-geral do Estado, Francisco Malaquias, representa a “chegada de um ciclo”, com economia e mais celeridade na prestação das atividades da procuradoria.

justiça rápida Leia mais
Por que o processo digital é um aliado do meio ambiente?
Como a tecnologia digital aumenta a arrecadação da dívida ativa dos municípios

Segundo o coordenador de consultoria da Softplan, Ésio Cunha, com a implantação do sistema SAJ Procuradorias, a procuradoria passa a utilizar recursos de vanguarda, já consolidados em outras procuradorias do país, que resultarão em significativos ganhos de produtividade e qualidade para a instituição. Todas as rotinas processuais passam a ser gerenciadas em um único local, otimizando as tarefas de procuradores e servidores, além de permitir a gestão da instituição com indicadores dinâmicos.

Capacitações e treinamentos na PGE

Malaquias disse que as capacitações objetivam passar o conhecimento técnico necessário aos procuradores e servidores para que executem plenamente suas atividades com o novo sistema de gestão. Para ele, os treinamentos são essenciais a fim de que se compreenda as tendências e os desafios que a tecnologia digital imprime na nova metodologia de trabalho.

ícone para fotoConfira galeria de fotos

 Fotos: Neno Canuto

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram