ANPM promove encontro para debater honorários do advogado público

ANPM promove encontro para debater honorários do advogado público

Fórum ANPM - Honorários

A valorização e o reconhecimento dos procuradores municipais está cada vez maior.

Nos últimos anos, a Associação Nacional de Procuradores Municipais (ANPM) vem atuando em todo o país para garantir a autonomia nas atividades das procuradorias. Um dos temas amplamente discutido é o recebimento dos honorários do advogado público. Esta é uma das maneiras de reconhecer a importância destes profissionais. 

Neste ano, a ANPM passou a realizar fóruns regionais para discutir os desafios da carreira e disseminar boas práticas. Nos próximos dias 16 e 17 de agosto, a instituição aguarda cerca de 100 procuradores municipais para um evento especial sobre honorários do advogado público 

O 1º Fórum de Debates ANPM terá palestras, apresentação de estudos de caso e espaço para discussões sobre o tema. “O evento será muito importante para promover o debate sobre o direito dos advogados públicos, previsto no art. 85, §19 do CPC, de perceber os honorários de sucumbência”, argumenta Eduardo Floriano, diretor de Eventos Científicos da ANPM. 

Fórum sobre honorários do advogado público: Faça sua inscrição aqui

Uma pesquisa feita pela ANPM mostra que ainda há muita divergência sobre o tratamento dado por cada município aos honorários e a sua forma de recebimento. “O escopo do evento é buscar consensos e boas práticas. Ainda pretendemos difundir a importância dos honorários como balizador da eficiência da atuação dos procuradores municipais. Afinal, a percepção dos honorários está intimamente ligada à recuperação judicial de créditos (tributários e não tributários)”, explica Floriano. 

O evento será em Florianópolis (SC), na sede da Softplan. A empresa é líder em transformação digital, analytics e inteligência artificial para a Justiça. Por meio de suas soluções, como o Sistema de Automação da Justiça (SAJ), a Softplan incentiva o uso da tecnologia para a otimização e qualificação das atividades dos procuradores.  

“O uso da tecnologia está diretamente ligado aos honorários do advogado público. É com o auxílio dela que se torna possível identificar claramente a produtividade dos profissionais. Isso pode ser acompanhado por meio de relatórios completos, por exemplo”, conta Alexandre Vedovelli, especialista em tecnologias para a Justiça. 

Um dos meios de incentivo para as boas práticas que reconhecem os honorários do advogado público é um canal específico para a troca de experiências. O InSAJ, portal de conteúdos especializados para procuradorias, oferece espaço para compartilhamento de artigos e peças processuais. 

Confira a programação do evento

Fórum ANPM para honorários do advogado público

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Comentar

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios são marcados *