Bertioga adota sistema digital para cobrança de dívidas

23/12/2014 | 2 min. de leitura

SAJ Procuradorias em BertiogaTodos os processos de cobrança da Prefeitura de Bertioga serão informatizados. Contrato nesse sentido foi assinado pelo prefeito de Bertioga na última sexta-feira com o objetivo de agilizar os processos de execuções fiscais, administrativos e ações judiciais da municipalidade.

A empresa contratada é a Softplan e a previsão é de que a partir de março do ano que vem os  novos processos a serem abertos já estejam tramitando pelo novo procedimento. Ao longo do tempo, todos os processos já abertos também serão digitalizados.

Uma das vantagens do novo sistema, além de eliminar a utilização de papéis, é a  agilidade na cobrança judicial. No caso da Dívida Ativa, por exemplo, a previsão é de  que o tempo entre a abertura do processo e a citação do devedor diminua consideravelmente.

“Hoje, a citação pode levar até dois anos, com o novo processo, esse tempo pode ser de 10 dias”, comentou o procurador-geral do Município, Marcelo Luís Cardoso Coelho, que fez questão de frisar ainda a possibilidade do aumento de produtividade dos procuradores.

O novo sistema que está sendo adotado pela Prefeitura de Bertioga é integrado ao Tribunal de Justiça e todo o procedimento é realizado online. Além disso, ele também está integrado aos Correios, o que permite mais rapidez na citação do devedor.

O prefeito ainda ressaltou a qualidade das informações no momento da cobrança. Para ele, com a citação mais rápida a chance de encontrar o devedor é maior. “A expectativa é aumentar a arrecadação, melhorando a qualidade e rapidez da cobrança”.

Para o secretário de Administração e Finanças, outra vantagem com a qualidade da cobrança é amenização de eventuais perdas de receitas. “Com isso a municipalidade poderá investir recursos próprios em infraestrutura. Esse é o primeiro passo para a modernização de todo o sistema administrativo da Prefeitura de Bertioga”, afirma.

 Fonte: Prefeitura Municipal de Bertioga

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram