SAJ Procuradorias: soluções aumentam arrecadação municipal em meio à crise econômica

12/05/2016 | 2 min. de leitura

Agilizar o processo de cobrança das dívidas ativas é um desafio para as prefeituras. Mas, mesmo neste cenário de crise econômica, diversos municípios têm conseguido apresentar avanços. O investimento em tecnologia digital está rendendo aumento da arrecadação de dívidas ativas.

Em entrevista para as Rádios EBC, durante o programa Revista Brasil, o executivo Ariel Siqueira destacou a relevância da implantação do sistema digital da Softplan, especializado para a cobrança de dívidas tributárias e integrado aos Tribunais de Justiça– o SAJ Procuradorias.

Com o SAJ Procuradorias, “é possível agrupar os títulos a serem cobrados de forma inteligente, para que sejam executados em lotes de mil, cinco mil certidões de dividas ativas, gerando agilidade para fazer o processo de cobrança via execução fiscal”, diz Ariel.

aumento da arrecadação de dívidas ativas Leia mais
PGM de Presidente Prudente adota sistema digital especializado para cobrança de dívidas
Ouça a íntegra da entrevista às Rádios EBC

Soluções

Ao implementar o SAJ Procuradorias em diferentes portes de autarquias, é possível que se customize o sistema de acordo com as necessidades. Aderindo às práticas dos fluxos de trabalho, os procuradores utilizam o sistema sem dificuldades, operando de forma intuitiva com simplicidade e facilidade, podendo exercer suas atividades de qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet.

Resultados

O uso de processos digitais tem garantido mais celeridade às práticas das procuradorias, além de contribuir com o meio ambiente. Ajuizamentos digitais feitos em lotes estão promovendo de forma crescente a arrecadação de dívidas ativas municipais.

Acre, Distrito Federal, São Paulo e Santa Catarina são alguns dos estados que contam com o SAJ Procuradorias em suas PGEs. Florianópolis, que faz parte das PGMs que usam o sistema, já apresenta saltos de 300% na arrecadação de dividas ativas e queda de 97% do tempo gasto para o ajuizamento, em comparação aos processos físicos.

Entrevista

O programa Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rede Nacional AM de Brasília.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram