Cofre Virtual elimina dispositivos físicos e armazena certificado digital em ambiente online

15/10/2018 | 2 min. de leitura

O crescente uso do certificado digital nas ações do Poder Judiciário levou a Softplan a desenvolver uma solução online para facilitar a utilização desses certificados.

Batizada de Cofre Virtual, a plataforma elimina a dependência de dispositivos físicos, como tokens, smartcards ou leitores de cartão, e armazena o certificado digital em ambiente online e seguro.

O armazenamento é feito em nuvem para garantir total segurança. A plataforma cumpre as normas do ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira), vinculada ao ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação).

Na prática, o profissional do mercado jurídico pode estar ausente do escritório e, mesmo assim, assinar petições, contratos e qualquer outro tipo de documento utilizando o seu computador, de forma simples, do local em que estiver.

Agilidade na assinatura de documentos no escritório e remotamente

“O Cofre Virtual é compatível com diversos sistemas dos Ministérios Públicos e Tribunais, entre eles o SAJ, do TJSP”, explica Thiago Stabile, coordenador de inovação da Softplan, empresa líder em transformação digital, analytics e inteligência artificial para o ecossistema da Justiça. “O alto padrão de segurança no armazenamento é outro diferencial do sistema”, acrescenta.

Em 2017, foram emitidos aproximadamente 184 mil certificados digitais para advogados, segundo dados levantados no ITI. Muitos desses profissionais adquirem mais de um certificado para assinar os documentos necessários. O Cofre Virtual também elimina esse gasto, já que o certificado armazenado na plataforma pode ser acessado a partir de diferentes dispositivos, simultaneamente.

::: Leia mais: Transformação digital: Softplan apresenta soluções de inovação para advogados brasileiros :::

Para dispor dessa facilidade, o usuário pode fazer a solicitação do certificado digital direto no site do Cofre Virtual para que ele seja automaticamente armazenado na plataforma. Outra possibilidade é solicitar o certificado à Autoridade Certificadora (AC) e importá-lo para o Cofre Virtual.

Atualmente, existem dois tipos de certificados digitais: A1 e A3. O certificado digital A1, emitido pela AC, é gerado e armazenado no próprio computador do usuário e possui um ano de validade. O certificado digital A3 é disponibilizado pela Autoridade na forma de token ou cartão e pode ser usado em qualquer computador, sendo válido por três anos.

Os usuários do certificado tipo A1 já podem dispor de todas as funcionalidades do Cofre Virtual. Esse tipo de certificado tem a mesma funcionalidade do A3 utilizado hoje pelo advogado e com validade igual à do certificado emitido pela AC-OAB (Autoridade Certificadora da Ordem dos Advogados do Brasil).

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram