Inteligência artificial na advocacia: veja como automatizar tarefas

07/03/2019 | 2 min. de leitura

Escritórios de advocacia viram sua rotina alterada completamente após o implemento da Inteligência Artificial.

Esta tecnologia permite a redução do tempo na execução de atividades e promove um maior tempo livre aos profissionais. Por meio de ferramentas como o SAJ ADV, desenvolvido pela Softplan, esses profissionais podem automatizar tarefas. É possível agilizar a comunicação com clientes, a produção e classificação documentos, e o cadastro de novos processos.

Com o auxílio de robôs, o SAJ ADV captura e monitora processos de clientes diariamente. Isso faz com que o advogado invista menos tempo no cadastro de novos processos. Assim, ele também reduz drasticamente o trabalho de consultar os processos individualmente nos diversos tribunais para identificar novas movimentações e realizar o cadastro manual em um sistema ou planilha.

Todas essas movimentações passam por uma análise da Inteligência Artificial. Com isso, a tecnologia é capaz de identificar se a movimentação se trata de um arquivamento, juntada de documento, liberação de alvará, entre outros casos. As sugestões de classificação começam com um modelo genérico, treinado pela equipe de LegalOps do SAJ ADV. Na sequência, o escritório pode personalizar e aprimorar o modelo através do treinamento e das sugestões com a opção para informar uma nova classificação. O sistema passa a automatizar tarefas para o advogado, fazendo as classificações automaticamente.

As movimentações também são utilizadas para criar uma linha do tempo do processo. Com ela, é possível identificar rapidamente se um processo se encontra em fase de instrução, julgamento ou execução. O advogado visualiza rapidamente a classificação mais recente e tem acesso à movimentação. Essa linha do tempo também pode ser utilizada para demonstrar ao cliente o estágio do processo de uma forma visual.

Como automatizar tarefas na advocacia

Um outro ponto em que a Inteligência Artificial é utilizada no SAJ ADV é na leitura e processamento de intimações. Assim como na classificação de movimentações, o SAJ ADV conta com uma base de atividades comuns realizadas pelos advogados, como apelação e contestação. E, com base no texto da intimação, o sistema consegue automatizar tarefas sugerindo as atividades. Esse modelo é treinado e adaptado para cada escritório com base na utilização do sistema. Diariamente, o sistema identifica padrões com base na relação das atividades cadastradas e as suas respectivas intimações.

As intimações também passam por um processamento que destaca os trechos mais relevantes da intimação. Isso faz com que o advogado foque rapidamente no tema principal.

Leia também -> Inteligência Artificial no Direito: advogado Antonio Gaspar fala sobre inovação na Justiça

O sistema também processa automaticamente algumas atividades com base no conteúdo da intimação, como nos casos de audiências, sessões de julgamento e retorno negativo de AR. As audiências são adicionadas automaticamente à agenda do responsável pelo processo na data e horário do evento, aumentando a segurança na utilização do sistema.

Para 2019, a equipe do SAJ ADV está trabalhando em mais funcionalidades para automatizar tarefas. O escritório poderá criar modelos de documentos padrões para as atividades mais comuns. E, com base em perguntas e respostas, o sistema irá produzir um modelo adequado ao contexto do processo. A intenção é que as perguntas e respostas sejam preenchidas e sugeridas automaticamente por meio da Inteligência Artificial.

Em casos como uma ação de dano moral por inscrição indevida em órgãos de proteção de crédito ou de prestação de alimentos com a presença de um menor, a IA do SAJ ADV pode identificar estes trechos na narrativa de um atendimento e sugerir o modelo de documento adequado com as devidas adaptações para o caso em questão.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram